segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Masturbação:Homens x Mulheres

Para a maioria dos homens a masturbação é algo totalmente desvendado e normal de ser praticado. Para as mulheres, a masturbação ainda é um assunto pouco explorado e com diversos tabus. Os resultados do Projeto de Pesquisas das Fantasias Sexuais realizado pelo psicanalista Brett Kahr com mais de 19mil homens e mulheres britânicos revelam que 13% das mulheres nunca se masturbaram, contra apenas 2% dos homens. Porque essa diferença ocorre? Porque as mulheres praticam menos a masturbação?

Homens e suas ferramentas

Os meninos são instruídos desde cedo tanto pela família (principalmente pai e irmão mais velho) quanto pela realidade ao seu redor a entender que seu pênis deve ser idolatrado e usado freqüentemente. São muito comuns os casos que o pai mostra ou presenteia os filhos com uma revista pornográfica ou de ensaios sensuais. Os filhos sempre são perguntados sobre sua primeira namorada e, no inicio da puberdade, são pressionados para iniciarem sua vida sexual. De modo geral os pais são mais abertos e diretos quando o assunto sexual surge com o filho homem. A realidade também altera a forma de como ele visualiza a atividade sexual. É ele quem deve chegar nas garotas em uma balada; É ele quem deve comprar a camisinha; É ele que tem o poder de iniciar uma gravidez; Ele precisa estar excitado para que role uma transa. A história também faz parte dessa cultura, uma vez que a mulher era submissa e não tinha espaço para conversas ou atividades sexuais não-obrigatórias. O homem durante quase toda sua história possuía uma superioridade em relação às mulheres e o sexo tornava-se diversão e aquecimento para eles. A questão física também é um fator crucial para a cultura de idolatria ao pênis, que é um órgão exposto e por isso mais fácil de ser visto e tocado. Por todas essas razões, os homens se familiarizam com seus pênis mais cedo e os tocam sem nenhuma restrição. Para eles, o pênis é uma ferramenta do prazer. Essa familiarização reflete na freqüência masturbatória: do total de pesquisados no Projeto, 22% dos homens se masturbam duas ou três vezes por semana.

Mulheres e seus órgãos íntimos

As meninas são sempre instruídas pelos pais (principalmente pela mãe) a cuidar muito bem da vagina e usá-la com total responsabilidade. De modo geral, as mulheres se preocupam muito mais com doenças sexuais e gravidez antes que os homens. O órgão sexual é mantido como precioso e poucas vezes são usadas palavras diretas quando o assunto é a vagina. Perceba como entre os dois órgãos sexuais humanos, dizer “vagina” soa muito mais grosseiro do que “pênis”. As mulheres crescem tratando a vagina e a preparando-a para sua primeira transa. Aliás, a primeira transa para a mulher é muito mais marcante e significativa, isso porque a mulher possui o hímen a ser rompido e geralmente ocorre dores e sangramento, o que acaba inibindo e criando dúvidas. São poucas as mulheres que se masturbam antes da primeira relação sexual, ainda porque esse assunto não é iniciado pelos pais. Voltando na história, a mulher era tida como ferramenta sexual por reis e príncipes, onde elas não tinham liberdade para conversar sobre ou mesmo se masturbarem. Voltando mais alguns anos, os homens usavam do sexo como modo de se aquecerem do frio e de se divertirem. Essas cenas transformaram a mulher em um meio de agradar os homens sempre que quiserem. O órgão da mulher é interno e mais complexo do que o pênis. A mulher não consegue ver sua vagina completamente sem ajuda de um espelho e há várias maneiras de se estimularem. Essa dificuldade ajuda na formação da identidade feminina uma vez que é necessário proteger um órgão muito mais sensível. Além de todos os fatos, a mulher possui períodos de fertilidade e de aridez devido ao ciclo menstrual que altera momentaneamente em sua personalidade. Isso tudo mostra o porquê das mulheres demorarem a se tocarem. O medo e o tabu ainda prevalecem e por isso apenas 17% das mulheres se masturbam duas ou três vezes por semana. Para elas, a vagina é um órgão íntimo.
Tabela de frequência de masturbação
Tabela de frequência de masturbação

2 comentários: