segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fazer sexo em dias de mestruação engravida?

Dúvida muito comum às meninas que estão se acostumando ao ciclo natural da menstruação e que confundem muitos homens. Vamos dar uma rápida pincelada sobre como funciona o ciclo menstrual (este será o assunto do próximo artigo):
O ciclo menstrual pode durar de 21 a 90 dias, variando de mulher para mulher. Apesar desta margem de duração ser grande, a maioria das mulheres costuma ter um ciclo de 28 a 32 dias. O ciclo é contado a partir do primeiro dia de menstruação. A menstruação dura de 3 a 5 dias e é o momento que,caso não tenha ocorrido a fecundação, é eliminado do organismo o óvulo antigo. Logo no primeiro dia da menstruação começa o ciclo menstrual. No início do ciclo os óvulos são preparados pelo ovário e um óvulo (raramente dois) é liberado depois de 14 dias. Este período de ovulação dura, em média, 14 dias para se completar até a retomada da menstruação, que elimina o óvulo liberado. Veja a figura abaixo:
Ciclo menstrual
Neste ciclo, o momento mais oportuno para se engravidar é de dois ou três dias antes da ovulação e de 1 a 4 dias após. Então teoricamente é impossível de se engravidar em dias de menstruação. Mas mesmo assim ocorrem casos de gravidez durante este período e isto acontece porque a mulher pode ovular espontaneamente. O perigo também se encontra na vida do espermatozóide que pode durar, no máximo, 72 horas dentro da vagina e se a mulher estiver no seu último dia de menstruação, pode ocorrer uma fecundação caso ocorra ovulação precoce. O risco é pouco, mas existente. Por isso prefira confiar em outro método anticoncepcional como a camisinha e a pílula.

4 comentários:

  1. Eu e meu namorado estavamos em amassos ele de calasao normal e eu de calsao jiness e estava mestruando e ai ele botou um liquido mais caiu no chão estou preocupada por favor alguém me ajude...

    ResponderExcluir
  2. Então se eu tiver relações depois que minha mestroaçao tiver ido embora eu corro o risco de engravidar sim ou não

    ResponderExcluir
  3. Qual é a melhor camisinha pra sexo?

    ResponderExcluir